O Cenário Internacional e o caminho à frente

A Oficina de Relações Internacionais apresenta a palestra “ O cenário internacional e o caminho à frente” com a Embaixadora Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia.

 

Nascida em Petrópolis, RJ, em 31 de janeiro de 1953. Bacharel em Direito, ingressou no Instituto Rio Branco em 1976, tendo concluído o Curso de Preparação à Carreira Diplomática ao final de 1977.

 

Serviu em vários Postos no exterior, a começar pelo Consulado Geral em Los Angeles, onde chefiou o Setor de Promoção Comercial. Ao longo de seus quase 40 anos como diplomata de carreira, serviu também na Embaixada do Brasil na Guatemala, na missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova Iorque, no Consulado Geral em Montreal e na Embaixada do Brasil em Lima. Ocupou cargo de Embaixadora do Brasil na Armênia e posteriormente no Quênia, onde também foi Representante Permanente do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e ao Programa das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat).

 

Em seu trabalho tanto nos Postos no exterior quanto no Ministério das Relações Exteriores em Brasília, sua atuação teve forte concentração nas áreas de direitos humanos e temas sociais, com ênfase na promoção e proteção dos direitos das mulheres, assim como na área de meio ambiente. Participou da IV Conferência das Nações Unidas sobre a Mulher, realizada em Pequim, em setembro de 1995 e da Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre os cinco anos de Implementação da Plataforma de Ação de Pequim (Pequim+5). Na érea de meio ambiente, ademais de temas relacionados ao Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que destroem a Camada de Ozônio, representou o Brasil na 1ª e na 2ª Assembleias Ambientais das Nações Unidas.

 

Atualmente exerce função de Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia.

Português, Brasil